"Uma semana difícil"
"Quando os governantes (quer sejam ministros, secretários de Estado ou oPresidente da República) manifestam medo do Povo - e fogem dele - algo vai muito mal." (Diário de Notícias, 9 de outubro de 2012, p. 55, Mário Soares)
O tempo é de sobressalto, de angústia, de medo, de falta de fé e de esperança. A fé para o cristão, é confiança em Deus e não nos homens. Deus é o Senhor da História. As asneiras do homem não comprometem o desfecho da História e a provisão diária de Deus. O medo dos homens é o mesmo lado da confiança no homem, porque revela falta de confiança total e absoluta em Deus. Os homens falham, mas Deus nunca falha.
Tendo deixado de acreditar há muito em Deus na prática diária, os homens hoje já não confiam uns nos outros nem em si mesmos. A sociedade secularizada, naturalista e materialista (mesmo que religiosa), não tem lugar para Deus. Mas expulso Deus não sobra espaço para o próprio homem. A crise que vivemos é espiritual. Só a confiança em Deus restaurará a esperança, a dignidade da pessoa humana, e os valores e princípios da justiça, da generosidade e do trabalho.
Quando confiamos em Deus não podemos desprezar os homens e deixar de generosamente cuidar dos que o sistema desamparou.