Teólogos admitem discutir fim do celibato

12-04-2011 23:51

 

            "O manifesto Igreja 2011: Uma renovação indispensável foi divulgada por teólogos alemães no início de Fevereiro e suscitou uma grande discussão em todo o mundo. O documento fala da 'crise profunda' que atravessa a Igreja Católica e pede o fim do celibato obrigatório, 'mulheres em serviço eclesial' e a 'não exclusão das pessoas que vivem responsavelmente o amor numa relação homossexual'." (Jornal Público, 3 de Abril 2011)

            Tudo isto surge no seio de uma religião na qual a Bíblia como texto fundamental, universal e imutável nos seus princípios doutrinários, deixou à muito de o ser, sendo substituída por actualizações interpretativas, encíclicas, acrescentos à margem, contraditórios e mesmo de negação.

            Desta forma junta-se "no mesmo saco" o fim do celibato que a Bíblia nunca sancionou, antes pelo contrário, com uma relação homossexual que a Bíblia sempre contraria.

            "Costuma dizer-se, e com verdade, que se alguém pretende ser pastor numa assembleia cristã, esse é um excelente desejo. Esse pastor tem de ser uma pessoa irrepreensível; deve ser o esposo de uma só mulher, deve ser vigilante, sério, moderado, equilibrado, deve ser hospitaleiro, e capaz para ensinar. Também não deverá exagerar nas bebidas alcoólicas, nem a comportamentos violentos; tão-pouco ser conflituoso, nem ganancioso. Deve governar bem a sua casa e educar os filhos na disciplina e no respeito. Porque se uma pessoa não sabe governar a sua própria casa, como poderá ter um cargo na igreja de Deus?

            Não convém que seja convertido há pouco tempo, pois pode deixar-se levar pelo orgulho e vir a cair sob a mesma condenação em que incorreu o Diabo. Deve também ser uma pessoa com boa reputação entre os que não são cristãos; se não, arrisca-se a ser vítima de desonra, e a cair em laços do Diabo." (1 Timóteo 3:1-7; tradução "O LIvro")

            Todos nós corremos este risco e todos nós somos admoestados pela Palavra de Deus a considerarmos as suas directrizes e a sua prática. É em torno dela e aceitando-a com simplicidade e singeleza que ouvimos Deus, conhecemos o coração do Pai, descortinamos o caminho, a verdade e a vida que é Jesus, e somos impelidos pelo Espírito Santo a viver a vida cristã.

            Há que todos os dias regressar à Bíblia Sagrada. Nela não temos as palavras dos homens sejam eles Paulo, João, Tiago ou Judas; mas a Palavra inspirada pelo Espírito Santo. Toda ela para nosso ensino. E mesmo quando nela o Diabo fala, é apenas porque Deus assim o entendeu, para que saibamos o quanto Ele mente e engana, distorce e adultera o que Deus diz.

            A Bíblia continua a ser Palavra de Deus, de capa a capa, mesmo quando as opiniões humanas são expressas e até quando são solicitadas, como é o caso de Jesus quando questiona os Seus discípulos acerca do que é que o povo diz a Seu respeito. Para qualquer leitor sem preconceitos na generalidade dos casos é fácil distinguir o que é humano e maligno, do que é por contraste a expressão directa de Deus. Mas tudo lá está, porque assim Deus quis.

            Toda a Bíblia tem o mesmo valor, seja o Velho ou o Novo Testamento, as palavras que Jesus proferiu ou as que os apóstolos escreveram. Sempre o autor é o Espírito Santo. Segundo os princípios da interpretação o Velho Testamento é perspectivado à luz do Novo, porque é ali que ele tem o seu clímax e concretização. Mas é no todo bíblico que encontramos o sentido de cada uma das suas partes.

            "Digo-vos estas coisas enquanto estou ainda convosco. Mas, o Pai mandará o conselheiro em meu nome - esse conselheiro é o Espírito Santo - ele vos ensinará muitas coisas e vos lembrará tudo o que eu próprio vos tenho dito." (João 14:25,26 - tradução "O Livro")

            "Ficam ainda tantas outras coisas que vos queria dizer, mas agora não as podem suportar! Mas quando o Espírito da verdade vier, ele vos guiará em toda a verdade. Ele não vos apresentará as suas próprias ideias, antes irá transmitir aquilo que ouviu. Ele vos revelará o futuro. Louvar-me-á e me trará grande honra, mostrando-vos a minha glória. Toda a glória do Pai me pertence; é isto que quero dizer ao afirmar que ele vos mostrará a minha glória." (João 16:13-16 - tradução "O Livro")

            "Teófilo: No primeiro escrito falei-te na vida e nos ensinamentos de Jesus e contei como ele voltou para o céu depois de ter dado aos apóstolos que escolheu instruções pelo Espírito Santo." (Actos 1:1,2 - tradução "O Livro")

            "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." (Actos 2:42 - tradução de João Ferreira de Almeida, revista e actualizada)

           

 

 

SRP