Raízes da violência
Nem todos se terão surpreendido com o suicídio de um adolescente em virtude do que vem sendo chamado de bullying e mais não é do que uma mistura de violência emocional e física, envolvendo ameaças, chantagens, agressões... Da mesma forma também nem todos terão ficado surpreendidos com o suicídio de um professor em virtude do clima insuportável de insubordinação e insolência na sala de aula, conforme confissão deixada.
Quando se dinamitam os princípios elementares da autoridade, da disciplina, do respeito, da são convivência, da boa educação, do exemplo; quando se enfeitam e mascaram as realidades com estatísticas ao gosto da opinião pública e dos ranking's internacionais, quando se mente e se fecha os olhos à dura realidade de nada adiantam as retóricas dos teóricos encerrados nos seus gabinetes alcatifados e climatizados. As escolas são uma coisa bem diferente!
A este propósito recomenda-se a leitura de duas obras de Augusto Cury: "Pais Brilhantes / Professores Fascinantes" e "Filhos Brilhantes / Alunos Fascinantes"; bem como de Xavier Urra: "O Pequeno Ditador" e "O que Ocultam os Filhos / O que Escondem os Pais".