"Que futuro?"

09-09-2012 23:48

 

            ”O mundo vai mal. Mesmo – ou sobretudo – em matéria ambiental. O clima, os tufões, as calamidades, como os terramotos, a lixeira dos oceanos, o aquecimento da terra… (…)”

“A globalização desregulada, a economia virtual, os negócios usurários, baseados nos paraísos fiscais, os mercados especulativos, que tendem a dominar os Estados soberanos, estão a pôr em causa as democracias europeias e não só. (…)”

“O universo árabe, que parecia ter entrado numa ‘primavera democrática’, afinal está a ser submerso em guerras religiosas que podem tornar-se graves… Para além do conflito Palestina-Israel que tem por perto o Irão, que espreita uma oportunidade.”

“Trata-se da crise do euro e da possível desintegração europeia, pior do que a crise de 1929, que deu origem à II Guerra Mundial. É para aí que caminhamos? O certo é que os responsáveis institucionais estão paralisados – bem como os países vítimas – sem saber o que fazer. Estão à espera do Godot…” (Revista VISÃO, 6 de setembro de 2012, p. 22, Mário Soares)

Deve custar a um humanista ateu ou agnóstico, dar de caras com a desilusão das utopias e dos idealismos baseados na boa vontade dos homens e na afirmação dos seus direitos.

Para um cristão é triste, mas não é uma desilusão. É antes a confirmação daquilo que já sabe de antemão. O Godot de que os países e os cidadãos anónimos estão à espera será o Anticristo. Entretanto sabemos que Jesus não se evaporou na história e na poeira dos tempos. Ele está aí, sempre esteve e continuará a estar. Um dia destes romperá os céus e virá buscar os Seus. Depois há-de vir com eles para estabelecer uma nova ordem e santidade, justiça, amor, paz, verdade e liberdade. Até lá somos chamados não a mudar o mundo, nem a Europa, nem Portugal; mas a convocar cada homem e mulher a experimentar a transformação que Jesus chamou de novo nascimento e que só pelo Espírito é possível, e depois a viver em conformidade com essa nova identidade e natureza em santidade, amor e generosidade.

            “Jesus respondeu-lhe: ‘Fica sabendo’, respondeu-lhe ‘que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.” (João 3:3 – a Bíblia Para Todos, Sociedade Bíblica de Portugal).

 

Samuel R. Pinheiro