Quanto valem os juros?

01-12-2011 00:25

As dívidas soberanas são o resultado do endividamento ou da ganância de quem cobra os juros em função da dívida que estimulou?

Segundo a revista "Visão" de 1 de Dezembro de 2011 (p. 68), os 34,4 mil milhões de euros dos juros, "pouco menos de metade dos 78 mil milhões que nos serão emprestados e elevam para 112 mil milhões de euros o total que Portugal é obrigado a pagar à troika, no final do contrato de empréstimo", dão para: 38 pontes Vasco da Gama, 10,5 novos Aeroportos de Lisboa, 20 linhas de TGV Lisboa-Madrid, 123 Airbus A380, 17,5 fábricas AutoEuropa, 265 Hospitais da Luz, 25 meses de salários da Adminsitração Pública.

Dá para pensar ou para perguntar não dá? Apesar de ninguém certamente querer dar resposta às perguntas que façamos?

Fazer com que os outros se endividem é um negócio rentável e duradouro? Quantos anos estaremos a tentar pagar o que vai sempre crescer em termos de dívida e nunca vamos conseguir?

Este filme já não foi visto no passado em relação ao chamados países subdesenvolvidos?

Não terá sido precisamente por isso Deus instituíu em relação à nação de Israel a proibição da usura, e determinou o sábado, o ano sabático e o ano do jubileu?

Só assim se pode pôr alguma ordem num mundo em que a pobreza de muitos é a fonte de riqueza de uns poucos!

Mas este não é o modelo do Reino de Deus! Em breve o Rei do Reino estará de volta e as coisas vão mesmo mudar! Até lá os súbditos deste Reino dos Céus, devem viver em função dos valores que lhe são próprios com generosidade e solidariedade!