"Preparar o Concílio Vaticano III (1)"

23-10-2011 21:20

           “Gordon Brown, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, num artigo recente (DN, 09/09), tem a convicção de que poucas pessoas duvidam do seguinte: hoje o mundo está à deriva, sem rumo e sem liderança, na direcção de uma segunda recessão" (Público Público, 18 de Setembro 2011, p. 61, Frei Bento Domingues)

            O cenário está montado. Em breve subirá ao palco a figura que encarna o espírito do anticristo que já está implantado há muito. O mundo aspira por um líder que prometa direcção e estabilidade, progresso e prosperidade material. Já se houve falar entre o povo anónimo que é preciso acabar com o dinheiro e passar a funcionar apenas com transacções electrónicas para acabar com a economia paralela. Nada de errado com a vontade de introduzir alguma integridade no mercado financeiro, mas não se pense que será para acabar com as injustiças e assimetrias sociais. Com a crise artificial dos mercados financeiros alguns Estados já vão vendendo ao desbarato as suas empresas emblemáticas, depois de terem entrado na ilusão de a troco de subsídios destruírem as suas actividades económicas essenciais como é a agricultura, as pescas e a indústria. Tudo se vai desenrolando numa lógica irrecusável. As soberanias dos Estados já eram. A democracia começa a ser um faz de conta.

            Não queremos especular politicamente, mas não podemos deixar de reparar nos sinais que se agigantam diante dos nossos olhos sobre o iminente retorno de Jesus Cristo.

            Como Igreja não temos como missão desencadear uma luta político-social, mas viver o evangelho com generosidade e desta forma pregá-lo. Não embarquemos em distracções. O mundo precisa conhecer o Jesus da Bíblia e o Seu evangelho. Temos que viver preparados para a eternidade, porque ela está aí ao virar da esquina.

            "Esperem ansiosos pelo dia de Deus todos os dias. As galáxias vão queimar, e os elementos vão derreter, mas nós mal o perceberemos, porque estaremos de olho em outro caminho, na expectativa do prometido novo céu e da prometida nova terra, todos adornados pela retidão." (2 Pedro 3:11-13 - paráfrase "A Mensagem", Editora Vida)