O RENASCIDO

06-02-2016 01:50

 Um filme candidato a vários óscares e que termina com um frase que faz refletir "A vingança pertence a Deus", quando na realidade o protagonista apenas está a entregar a sua vítima às mãos dos nativos, que tanto ou mais do que ele respiram sede de vingança pelas atrocidades cometidas.
 Na realidade nas mãos de Deus está a retribuição dos nossos atos, comportamentos, atitudes, decisões e motivações. Ao longo da Bíblia encontramos muitas pessoas a apresentarem exclamações mais ou menos similares, porventura com motivações muito distintas. Quem se senta no trono branco do juízo apresentado no livro do Apocalipse capítulo vinte, é Deus "de cuja presença fugiram a terra e o céu".
 Mas em Jesus Cristo o que nós encontramos é Deus a tratar do assunto da maldade e do pecado, dos ódios e do egoísmo, das mais hediondas crueldades e atrocidades, das violências mais brutais e das mais subtis e palacianas. Em Jesus vemos Deus a estender os Seus braços a uma humanidade carecida de perdão, de transformação, de vida, de amor, de uma nova realidade, de um futuro eterno de paz e de justiça. E tudo isto através da morte de Jesus no mais sublime e inexcedível, absoluto e pleno ato de amor e de justiça. A pena foi cumprida e o perdão alcançado - o próprio Deus o exigiu e o próprio Deus o cumpriu.
 "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:17)