O bispo no casino

27-03-2011 21:04

            "Hoje, também por causa das novas tecnologias, é mais fácil aquela distinção a que já Martinho Lutero se referiu, há 500 anos, num sermão célebre (tradução um pouco livre): 'Quando olhamos para o mundo hoje através de todas as camadas sociais, constatamos que não passa de um grande, enorme covil de ladrões... Aqui, seria necessário calar quanto aos pequenos ladrões particulares, para atacar os grandes e violentos, que diariamente roubam não uma ou duas cidades, mas a Alemanha inteira... Assim vai o mundo: quem pode roubar pública e notoriamente vai em paz e recebe aplausos. Em contraposição, os pequenos ladrões, se são apanhados, têm de carregar com a culpa, o castigo e a vergonha. Mas os grandes ladrões públicos devem saber que, perante Deus, são isso mesmo: os grandes ladrões.'" (Diário de Notícias, 15 de Janeiro 2011, p. 70, Anselmo Borges - padre e professor de Filosofia)

            Há que ler a Bíblia. Há pelo menos 2000 anos o apóstolo Tiago pelo Espírito Santo, deixa uma séria advertência aos que exploram, aos que roubam os que trabalham no suor do seu rosto e no seu salário, dando vazão à sua ganância, esbanjamento ou avareza.

            "E agora vocês, os ricos: Deviam chorar e lamentar-se por causa das desgraças que hão-de cair sobre as vossas vidas. As vossas riquezas apodrecem de inutilidade. A vossa roupa vai sendo comida pela traça. O vosso ouro e a vossa prata não servem para nada. As próprias riquezas em que vocês confiavam consumirão como fogo a vossa carne. Os bens que têm acumulado serão evidência contra vocês no dia do julgamento. Não pagaram o salário justo aos que trabalharam nas vossas terras. O protesto desses trabalhadores sobe até aos ouvidos do Senhor dos exércitos celestiais! Vocês têm vivido aqui na Terra no meio de luxo e na satisfação dos vossos próprios desejos. Têm engordado os vossos corações, como um animal para o dia da matança. Condenaram e mataram o inocente, o qual não conseguiu resistir-vos!" (Tiago 5:1-6 - tradução "O Livro")