"Ninguém escolhe ser homossexual"

16-06-2010 20:43

 

            Declaração que ouvi recentemente numa conferência da boca de um médico que era o prelector convidado, que certamente muitos já ouviram ou leram de outras pessoas e que é nota dominante da nossa cultura.

            Como cristãos que aceitamos a Bíblia com regra de fé e de ética, como é que encaramos e enquadramos esta afirmação. Julgo que não serve de nada discuti-la como verdadeira ou não. De facto a Bíblia afirma que todos nascemos pecadores. Será portanto possível que alguns nessa condição comum a todos os homens de serem pecadores, nasçam homossexuais. Outros poderão nascer com outras propensões, tendências ou inclinações. Mas será verdade que por tal acontecer estejamos à mercê desse determinismo espiritual e natural? A Bíblia diz-nos que não! Esta ou qualquer outra condição discordante do plano original de Deus para a humanidade, pode ser lidado, sublimado, alterado, superado, transformado.

            Não estamos a dizer que seja fácil ou não doloroso, que não implique empenhamento, determinação e disciplina. O que para os homens é impossível, é possível para Deus. De uma coisa estamos convictos: a felicidade nem sempre é sinónimo de prazer imediato, nem de rendição ao que gratifica as nossas tendências naturais mesmo heterossexuais como é o caso da promiscuidade, do adultério, da prostituição, etc. Todos sem excepção hoje como ontem, talvez mais hoje do que ontem em função da pressão que a idolatria sexual exerce sobre nós por todos os poros e através de múltiplos meios, precisamos cuidar dos desvios que prejudicam e bloqueiam a realização plena da nossa humanidade à imagem e semelhança de Deus, de acordo com o seu propósito e segundo a ordem que Ele instituiu no natural e no espiritual.

            Não é nossa intenção condenar quem quer que seja. Apenas defendemos o espaço de liberdade que é próprio do ser humano como criação divina, para mesmo na condição de pecador, dizer não ao pecado, pelo poder que Jesus nos concede. A essência do evangelho é o novo nascimento, uma nova criação e uma vida vivida na dependência do Espírito Santo.