Não é preciso ser ridículo

23-01-2011 17:56

"Segundo L'Observatore Romano (15/1/2011), JoãoPaulo II será proclamado beato pelo seu sucessor Bento XVI, no próximo dia 1 de Maio. (...) Uma freira francesa; Marie Simon-Pierre, que padecia de Parkinson, atribuiu a sua cura milagrosa ao Papa João Paulo II, que, aliás, sofrera da mesma enfermidade. (...) As narrativas dessa religiosa serão um bom alimento para a imaginação dos seus entrevistadores e, sobretudo, acerca das conversas que ela diz continuar a ter com João Paulo II." (Jornal Público, 23.janeiro.2011, p. 32, Frei Bento Domingues O.P.)

Como lamentamos que o Catolicismo Romano tenha abandonado a coerência do texto bíblico - Palavra de Deus. Nessa revelação todos os que crêem em Jesus são santos, separados por e para Deus, e chamados a viver uma vida santa. Ser santo não é um reconhecimento humano, de um colégio de homens religiosos, mas uma dádiva divina na qual somos chamados a viver.

Daí que o apóstolo Paulo escrevendo aos cristãos em Éfeso declare: "aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus." (Efésios 1:1) e quando escreve aos cristãos na cidade de Roma, refira: "A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos" (Romanos 1:7). E o apóstolo Pedro na sua primeira carta refere: "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente, na vossa ignorância; pelo contrário, como segundo é santo, aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque esrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1:14-16). E na carta aos Hebreus pelo mesmo Espírito o escritor refere: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14)

 

A santidade é-nos concedida em Jesus Cristo pelo Espírito Santo, para vivermos em intimidade com o Pai: "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus em sabedoria e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." (1 Coríntios 1:30,31) E o apóstolo Pedro inspirado pelo Espírito de Deus revela: "eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." (1 Pedro 1:2)

 

A santidade é a vocação de todos os filhos de Deus.