"Mais uns dias disto"

23-10-2011 21:28

 

            "Fui eu que guardei o recorte: é sobre o pastor evangélico norte-americano Harold Camping, que ganha a vida a prever quando é que vamos pelos ares, um planeta habitado feito em pó cósmico, na maior solidão, porque Deus Misericordioso está cansado de nós. O pastor tinha dito que o fim do mundo era a 21 de Maio, mas infelizmente enganou-se nas contas e pediu desculpa. Afinal, o Poderoso e Omnipotente dera aos homens mais cinco meses de vida, isto é, o mundo acabou na sexta-feira, dia 21 de Outubro, em grande estilo, particularmente em Portugal, onde um Verão tardio se esticara como pastilha elástica, mas eis que um gigantesco sismo de fogo matou todos os ateus e ímpios e levou para o céu os fiéis (mas neste momento desconheço, como disse as novidades). (Revista Pública, 23 Outubro 2011, p. 12, Rui Cardoso Martins)

            Triste espetáculo este de quem se apresenta como pastor evangélico e que tem a obrigação de conhecer suficientemente a Bíblia e as palavras de Jesus para não se pôr a adivinhar o que essas palavras interditam. A Palavra de Deus é tão clara, ao ponto do próprio Jesus declarar que Ele mesmo não sabia qual seria esse momento, certamente na sua encarnação e humanidade, e que essa prerrogativa pertencia única e simplesmente ao Pai.  

            Desta forma lança-se descrédito sobre uma promessa e expectativa central e essencial no evangelho - Jesus voltará e dará início a uma nova era de justiça, paz e harmonia universal. Segundo cremos numa primeira fase arrebatando a Igreja para celebrar na presença de Deus a salvação que Jesus Cristo alcançou e dar a cada um a recompensa pelo trabalho empreendido, o que ao mesmo tempo dará início na terra a um período de grandes convulsões sociais, políticas, económicas e naturais e que terminará com a segunda fase da segunda vinda de Jesus para estabelecer o milénio com a prisão do Diabo e das suas potestades, que encerrará com o Juízo Final (com a soltura temporária do Diabo e das suas hostes e da sublevação das nações que responderão à sua sedução), e novos céus e nova terra em que a justiça habitará eternamente.

            "Na última vez em que se reuniram, eles perguntaram: 'Mestre, o senhor vai restaurar o Reino a Israel agora? Chegou o momento?' Ele respondeu: 'Vocês não devem tentar descobrir a hora. Determinar o tempo é responsabilidade do Pai. Vocês vão responder o Espírito Santo, e, quando ele vier, vocês serão minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até mesmo nos confins da terra'." (Atos 1:6-8)