Linha da Frente da RTP1 ofende comunidade evangélica

21-01-2010 16:03

O programa Linha da Frente da RTP1, de 20 de Janeiro, denegriu de forma gratuita, a comunidade evangélica representada pela Aliança Evangélica Portuguesa, fazendo afirmações que não correspondem à verdade dos factos, sem ter consultado previamente os seus responsáveis, e fazendo insinuações ou fazendo pairar a suspeita da prática de ilegalidades.

Depois de ter sido perseguida e discriminada no antigo regime, depois de ter de esperar longos anos por uma lei da liberdade religiosa pela qual se bateu de modo a que todas as confissões religiosas tivessem um tratamento igual, esperando ainda pela regulamentação ou concretização na prática dessas regulamentações, é inaceitável que jornalistas não informados e que não se informam afrontem toda uma comunidade de homens e mulheres, de cidadãos de pleno direito.

Pela parte que me toca não aceito e denuncio de modo veemente este tipo de actuação que sendo reprovável em qualquer meio de comunicação social, na minha opinião, ainda se torna mais grave quando é feito a partir de um canal de televisão do Estado pago com os impostos de todos os portugueses.

A história dos evangélicos é marcada por uma postura de serviço, de apoio social e de solidariedade feita sem as paragandonas dos jornais e, na maior parte das vezes, sem subsídios da parte do Estado. É inadmissível que um jornalista gratuitamente ponha em causa essa postura. Lamentamos mas não deixaremos de continuar a viver segundo os princípios do evangelho, e por muito que custe aos radicais do laicismo não silenciaremos o que cremos na forma como vivemos e agimos.