Incentivos para controlar álcool acima dos 13 anos
"2,3 milhões de portugueses são fumadores. 800 mil pessoas são alcoólicas em Portugal." (Jornal Diário de Notícias, 15 Abril 2011, p. 17, Diana Mendes)
Qualquer percurso à noite em algumas zonas das principais cidades do País, entre elas a capital, oferece um quadro desolador, para não dizer aterrador, do alcoolismo entre adolescentes e jovens. O que no passado, há quarenta ou cinquenta anos, era apenas episódico e localizado em relação a algumas homens embriagadas de garrafa na mão, hoje é useiro e vezeiro nas mãos de rapazes e raparigas, seja vinho. cerveja ou outras bebidas mais agressivas.
Fala-se pouco acerca destas dependências. Existem poucas reportagens e alertas. Não existe nenhum programa específico e obrigatório de educação para a saúde, talvez porque para isso não existe minimização de riscos através de algum tipo de preservativo (perdoe-se-nos a ironia). O alcoolismo é um problema social sério entre os adolescentes, jovens e adultos em Portugal. Somos herdeiros do dito de que beber dá de comer a um milhão de portugueses. O pior são as consequências que daí advêm em todos os sentidos. A violência familiar, a degradação pessoal, o absentismo, os acidentes rodoviários e o número de estropiados que provocam, as incapacidades cognitivas e as debilidades emocionais.
As pessoas querem divertir-se, querem esquecer, querem fugir do vazio que as domina e tortura. Todas elas, todos nós, precisamos conhecer o amor transformador de Deus, a saúde que Ele nos comunica do espírito ao corpo, passando pela alma; a felicidade que nenhum prazer pode suplantar, a realização que nos permite alcançar, o valor pessoal que nos dá a conhecer.
Jesus Cristo ainda hoje liberta de todas as prisões emocionais, de todos os vícios, de todos os fardos que o pecado amarra à nossa consciência. Se nós aceitarmos, Ele quer e pode. O amor de Deus não conhece limites.
"Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves." (Mateus 11:28-30 - tradução "O Livro")
SRP