HAWKING DIZ QUE DEUS NÃO CRIOU O UNIVERSO

02-10-2010 20:28

 

             “Big bang. No seu novo livro, o físico Stephen Hawking defende que Deus não tem lugar nas teorias do universo e que este é fruto de um feliz acaso. ‘Não há lugar para Deus nas teorias da criação do universo’. A frase contundente aparece no novo livro do físico Stephen Hawking, The Grand Design, em que o britânico defende que é provável que o universo tenha nascido do nada. (…) Foi professor lucasiano de Matemática (posto também ocupado por Isaac Newton) do qual um dos requisitos é não poder ter actividades ligadas à Igreja.” (Jornal Diário de Notícias, 3.09.2010, p. 27)

            Numa conclusão a ciência volta inesperadamente talvez a aproximar-se do relato bíblico: tudo surgiu do nada. Um abismo as separa porque o cientista incompreensivelmente quer fazer do nada o grande design, enquanto que no relato bíblico, como é mais do que evidente e razoável é Deus que do nada tira todas as coisas. Quem pode do nada tudo tirar? Só Deus! Do nada, nada surge se se conta apenas com esse nada. Parece evidente. Por isso afirmamos com Norman Geisler: “Não tenho fé suficiente para ser ateu”.

            O homem na sua voracidade rebelde de querer usurpar de Deus o lugar guindando-se a ele, deifica o nada. Sem Deus é o nada que sobeja. Mas do nada, nada se pode esperar. E é por isso que a vida dos homens sem Deus, pouco mais é do que nada.

            O drama do homem é que pondo no princípio o nada, acaba por viver acompanhado desse vazio do tamanho de Deus, e que só Deus pode preencher. O futuro esvai-se também nessa visão do nada. Na revelação bíblica o futuro divide-se entre a esperança e a bem-aventurança de todos os que o abraçam em Jesus Cristo, e a ausência de Deus para todos os que não O querendo põem o que quer que seja no Seu lugar, sendo que tudo sem Ele, é nada.