Geração parva: diplomados precários mais do que duplicaram nos últimos dez anos

27-02-2011 22:31

            "É o retrato da geração descrita pelos Deolinda: é entre os jovens diplomados que a precariedade mais cresce. As caras, as explicações e os números de uma geração." (Jornal Público, 13 de Fevereiro 2011, pp. 1-7, Raquel Martins)

            A actual crise é um desafio para os seguidores de Jesus colocarem o serviço a Deus e ao próximo acima de qualquer outra coisa. Existem inúmeras oportunidades em que o objectivo não é o lucro mas o apoio social e o desenvolvimento da pessoa. Abrem-se inúmeras possibilidades assim exista vontade e imaginação. O estudo e a educação não são inúteis, mas precisam ser acompanhadas de uma outra postura mesmo numa sociedade que apela ao estatuto social baseado no consumo. Em Portugal e no estrangeiro o sentido de missão cristã apresenta inúmeras possibilidades. Coloquemos o nosso destino nas mãos de Deus. Ele sabe o que é melhor para nós e para a Sua glória. Isto os Deolinda parecem não saber, mas é para todos.

            "Portanto, aconselho-vos que não se preocupem com as coisas desta vida, como que hão-de comer e beber, e ter dinheiro e roupa. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhem os passarinhos, que não se preocupem com o alimento, não precisam de semear, nem de colher, ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E para ele vocês têm muito mais valor do que os passarinhos. As vossas preocupações poderão porventura acrescentar um só momento ao tempo da vossa vida?

            E para quê preocuparem-se com o vestuário? Olhem os lírios do campo que não têm cuidados com isso! E, contudo, nem mesmo o rei Salomão, em todo o seu esplendor, se vestiu tão belamente como eles. E se Deus cuida assim das flores, que hoje nascem e amanhã já não existem, não cuidará porventura de vocês, gente de pouca fé?

            Portanto, não se preocupem com a comida e a roupa para vestir. Para quê serem como os incrédulos? Mas o vosso Pai celestial sabe perfeitamente que precisam delas. Dêem pois prioridade ao seu reino e à sua justiça e Deus cuidará do vosso futuro. Não se preocupem com o dia de amanhã. O dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34 - tradução "O Livro")

 

SRP