'Deus despreza-nos?'

14-06-2010 23:10

 

'DEUS DESPREZA-NOS?'

            "Olhado de perto ninguém é normal, já toda a gente sabe. O problema é que Mike Leigh olha as suas personagens de tão perto, tão perto, que todos os poros, os pêlos, as máculas, nódoas e imperfeições são revelados na sua mais despudorada e desprezível nudez moral. Que é cruel, cínica e sarcástica - mas profundamente humana. Ou dir-se-ia mesmo, alterando só o advérbio, angustiosamente humana." (Revista Visão, 10.06.2010, p. 126, Ana Margarida de Carvalho)

            Há muito, muito tempo que a Bíblia nos diz que o homem está "estragado" por causa do pecado. Não é defeito de fabrico (de criação), não foi erro divino, mas consequência ditada por Deus do uso errado do maior dom do homem - a liberdade, antecipadamente registado. Todos, sem excepção, pecaram, diz-nos a Bíblia. Este é o diagnóstico divino - "não há um justo, nem um sequer".

            Ainda assim e devido à graça comum, somos capazes de gestos em que pontuam a generosidade, o amor, a abnegação. Pela consciência somos responsáveis pelas nossas decisões quando em vez de amar odiamos, quando em vez de perdoar nos vingamos, quando em vez de servir escravizamos, quando em vez de dar roubamos, etc.

            Mas Deus não desistiu de nós e, apesar de não mentir a respeito do nosso estado miserável, literalmente perdidos e condenados; veio ao nosso encontro, tomou a nossa forma humana, e sofreu sobre Si mesmo as consequências do nosso pecado.

            Agora em Jesus Cristo temos perdão e a possibilidade de um novo começo. Há esperança! É possível mudar de vida!!! Deus não nos despreza - Deus ama-nos.