Desenvolvimento no Norte da Europa
"Se olharmos para os desenvolvimentos no Norte da Europa, são muito positivos. Temos uma história de sucesso nórdica, na Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, nos Bálticos e na Polónia, e um problema no Sul da Europa", Carl Bildt, ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-primeiro-ministro da Suécia, em entrevista à Monocle. (Revista Visão, 13 de Outubro de 2011, p. 35)
Serão estas ainda repercussões da influência da reforma e do entendimento inspirado na Bíblia da responsabilidade social dos cidadãos, das empresas e do Estado? Talvez!
O que importa é que os seguidores de Jesus e a Sua Igreja vivam em qualquer parte de acordo com os princípios bíblicos de amor a Deus e ao próximo.
"Um dos líderes religiosos, depois de acompanhar os debates e perceber como Jesus era incisivo em suas respostas, fez uma pergunta: 'Qual é o mais importante de todos os mandamentos?'. Jesus respondeu: 'O primeiro em importância é o seguinte: 'Ouça Israel. O Senhor seu Deus é único. Ame o Senhor seu Deus com toda a paixão, toda a fé, toda a inteligência e todas as forças'. E o segundo é: 'Ame o próximo como a você mesmo'. Não há nenhum outro mandamento que se compare a esses'." (Mateus 12:28-31 - paráfrase "A Mensagem", Editora Vida)