Bispos cristãos

27-03-2011 21:02

            "Há aquela expressão 'católico não praticante'. Uma expressão envenenada. Porque supõe que se segue os valores cristãos, só não se vai à missa nem à confissão. Mas será assim? Pratica-se real e verdadeiramente os valores cristãos da dignidade livre e da liberdade na dignidade? Por outro lado, as celebrações são belas ou uma imensa maçada no tédio e na banalidade, de tal modo que se tornam infrequentáveis?" (Diário de Notícias, 19 de Março 2011, p. 70, Anselmo Borges - Padre e Professor de Teologia)

            Cristãos não praticantes e não apenas "católicos não praticantes" são uma contradição não apenas no que diz respeito à frequência das liturgias ou do culto, mas da vida, das atitudes, do relacionamento com Deus e com o próximo, da ética e da moral, da santidade de vida. É isso que Jesus requer dos Seus seguidores, uma correspondência entre o discurso e a prática.

            "A questão é que cumpram efectivamente o que essa palavra vos diz, e que não se limitem a ouvir. Porque, se não, correm o risco de se iludirem. Porque quem se contenta com ouvir a palavra de Deus, e não procura pô-la em acção, é como alguém que se observa a um espelho e logo se afasta, esquecendo-se de como estava. Aquele, porém, que presta uma atenção cuidadosa à lei perfeita de Deus, que nos torna livres, não sendo ouvinte que facilmente esquece, mas que cumpre o que ela diz, esse tal terá a bênção de Deus em tudo." (Tiago 1:22-25 - tradução "O Livro")