Ambiente À BEIRA DO ABISMO

14-04-2011 19:38

 

            "A ativista americana Annie Leonard, autora do livro A História das Coisas, está a revolucionar a forma como encaramos o nosso estilo de vida, assente no consumo desenfreado. A ideia é criar um novo paradigma social, que seja sustentável, sem tantas coisas e com menos lixo. Fundamentada em 10 anos de pesquisas, a mensagem da obra é explicada num vídeo, disponível na net e traduzido para 15 línguas. Aí se mostra como se pode quebrar o ciclo destrutivo de que nos tornámos reféns (extracção de matérias-primas, produção, distribuição, acumular de lixo) e que nos transforma em pessoas doentes e infelizes." (Revista Visão, 7 de Abril 2011, p. 81)

 

            A vida de um homem não consiste no que ele possui, no que ele armazena e acumula, no que ele esbanja, estraga, ostenta sem qualquer vantagem.

            Vivemos sobrecarregados por uma alta tensão que a publicidade gera à nossa volta e que nos manipula de forma subreptícia. Os princípios que regem a sua criação são altamente sofisticados. O dinheiro que ela gera leva os meios de comunicação a dependerem dos anúncios produzidos.

            O mundo em que vivemos e que Deus criou para cuidarmos e governarmos, não aguenta muito mais tanto lixo, tanta ganância, tanta inutilidade. O modelo chamado de desenvolvimento que nos domina não nos deixa margem de sobrevivência a longo prazo, senão mesmo a médio ou a curto prazo.

            Talvez alguns considerem que estamos a ser pessimistas ou alarmistas. alguns podem até considerar que somos profetas da desgraça. Mas as coisas não vão bem. E não se vê quem esteja disposto a falar verdade.

            A Bíblia há muito que fala e chama a atenção do homem para os estragos do pecado no coração do indivíduo, mas também na natureza à qual estamos ligados.

            O Apocalipse apresenta-nos um quadro terrível de catástrofe, mas também nos desvenda a misericórdia e a graça divinas que não permitirão que toda a saga de destruição que o homem inventou produzam o seu resultado, que seria a destruição do planeta, talvez mesmo o seu desaparecimento. Deus não deixará que o homem chegue a tanto.

            Mas isto não nos deve deixar de braços cruzados. Há que sermos sensatos, e fazermos o que podemos para reverter a situação. Nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, no que compramos e no que deitamos fora. Deus criou-nos como mordomos, não como destruidores da Terra. Foi Deus quem a criou e Ele vai pedir-nos conta do que fizemos com ela e connosco.

            Por falar nisso, como é que vai a sua relação com o seu Criador? Por Jesus Cristo nós somos feitos Seus filhos.

 

            "(...) a vida verdade não está garantida pelos bens que se possa ter." (Lucas 12:15 - tradução "O Livro")

            "E tu destruirás todos aqueles que têm causado devastação na Terra." (Apocalipse 11:18b - tradução "O Livro")

 

 

SRP