A crise do globalismo

27-02-2011 22:33

            "O globalismo aconteceu sem projecto de governança conhecido, nem directório identificável, um efeito colateral de avanços sem precedente da ciência e da técnica, e da utilização desses avanços por um sistema financeiro sem valores de referência." (Jornal Diário de Notícias, 25 Janeiro 2011, p. 54, Adriano Moreira)

            Esta crise é também o reflexo de uma descristianização do mundo e da sociedade, do indivíduo e da cultura. Os valores cristãos foram e estão a ser cada vez mais descartados, pelo menos no chamado mundo ocidental. É certo que os valores cristãos não fazem um cristão. Um seguidor de Jesus é mais do que um imitador do Seu exemplo ético. Um cristão tem de ser antes de tudo o mais uma pessoa nascida de novo, alguém que experimentou uma mudança radical da sua natureza espiritual, pela intervenção sobrenatural de Deus, mediante o que Jesus veio fazer e fez a nosso favor. Um cristão é uma nova criação, uma nova pessoa. É daí que se começa uma nova vida segundo os valores que formam o ser de Jesus. É do ser para a conduta.

            "Se alguém está ligado a Cristo transforma-se numa nova pessoa; as coisas antigas passaram, tudo nele se fez novo!" (2 Coríntios 5:17 - tradução "O Livro")

 

SRP