“A arte despediu-se de Deus?”

19-09-2012 22:43

 

 

            “D. Manuel Clemente – Uma certa estilização faz parte do caminho da vida e da religião. Álvaro Siza Vieira – Há na hierarquia da Igreja algum receio da arte contemporânea.” (Jornal Expresso – Primeiro Caderno, 15 de setembro de 2012, pp. 22,23)

            Para o cristão que tem na Bíblia os seus princípios orientadores Deus não habita em templos feitos pelas mãos dos homens, mas sim em todos os que recebem a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor. Daí que não façam sentido investimentos exorbitantes para marcar o espaço urbano como paradigmas da fé. Esses investimentos são muito mais bem aplicados na generosidade e no esforço missionário de levar a todo o mundo a mensagem do amor de Deus, do Seu perdão e da certeza da vida eterna. Essa mensagem liberta o homem da opressão e do obscurantismo espiritual, ético e social, e promove o desenvolvimento da pessoa em todos os sentidos.

            “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.” (Atos 17:24 – tradução João Ferreira de Almeida revista e atualizada no Brasil)