'Filhos do Papá' mimados, ricos... e de calos nas mãos

27-03-2011 21:06

  ‘Reality Show’

            “Eles são mimados, mal-educados, arrogantes e superficiais. Mas, pela primeira vez na vida, estes adolescentes ricos estão a viver na pele como a vida pode ser dura e ter um sabor amargo.” (Diário de Notícias, 10 de Março 2011, p. 50, Nuno Cardoso)

            Este é uma componente da formação e educação do indivíduo que não é apenas pertinente para os mais ricos, mas que se percebe ser transversal a uma geração que cresceu sem disciplina, sem valores, sem ter a noção do esforço e do trabalho que a vida exige. Os pais privaram-se muitas vezes do que lhes era lícito para procurar dar aos seus filhos tudo o que precisavam e muito mais, talvez porque no seu tempo não tiveram possibilidade de aceder a essas mesmas coisas. No entanto esta geração cresceu muitas vezes de forma egoísta, apática, desinteressada, desmotivada, reclamando e exigindo dos seus pais, da família, da escola, do Estado, e não reconhecendo nem tendo qualquer expressão de gratidão pelas condições que lhes foram oferecidas.

            Biblicamente o trabalho não é uma maldição, mas desde sempre fez parte do plano e do propósito de Deus para as Suas criaturas. O trabalho sofreu as consequências da desobediência humana, mas continua a fazer parte do seu processo de crescimento e de realização pessoal.

 

            "Quando aí estivemos, uma das nossas regras de conduta era que quem não trabalha também não tem direito a comer." (II Tessalonicenses 3:10)