"Preparar o Concílio Vaticano III (2)"

23-10-2011 21:22

 

            "Deve-se, sobretudo, a este teólogo (Edward Schilebeckx) o empenhamento em substituir a expressão arrogante: 'Fora da Igreja não há salvação' por outra: 'Fora do mundo não há salvação.' A pluralidade de significações, positivas e negativas, da palavra 'mundo' no Novo Testamento e na história do cristianismo não o intimidou. Pelo contrário. Como criação de Deus, na linguagem simbólica da Bíblia, como criação de Deus por evolução e pelos processos culturais, pode ser considerado como o primeiro 'lugar teológico'." (Jornal Público, 25 de Setembro 2011, p. 53, Frei Bento Domingues)

            O que nos importa não é o que este ou o outro teólogo possam ou não dizer. O que nos importa é o que Deus diz. Há muito que percebemos como a teologia, como ação humana, é falha e não pode ser tomada como autoridade. Existem teólogos que não crêem sequer no Deus que a Bíblia nos apresenta. Existem teólogos que serão mais ateus do que crentes. Segundo a Bíblia o que importa é que fora de Jesus Cristo não há salvação. E não há aqui nenhuma arrogância. Só Ele morreu pelos nossos pecados, sem pecado. Só Ele é o Salvador.

            Esta salvação é para ser aceite e vivida aqui e agora no mundo. Depois de morrermos e deixarmos o mundo é tarde demais. Aqui é o lugar e o tempo da decisão. Agora isto não significa nem implica que "fora do mundo não existe salvação", mas que no mundo só podemos ser salvos por meio de Jesus Cristo, e isto pela graça por meio da fé. Não há nada que possamos fazer para nos salvarmos. Só temos que aceitar a salvação que graciosamente Jesus alcançou para nós ao morrer e ao ressuscitar de entre os mortos.

            "Nenhum outro nome foi ou será designado para nossa salvação, somente o de Jesus." (Atos 4:12 - paráfrase "A Mensagem", Editora Vida)