"O MISTÉRIO DOS RELATOS SOBRE O CÉU"

12-09-2012 17:47

“Quatro portugueses que estiveram à beira da morte descrevem como viram o céu”

 

            “Há todos os anos mais de duas mil situações clínicas de quase morte em Portugal. E os livros sobre pessoas que dizem ter visto o céu tornaram-se um fenómeno de vendas.”

            “Há gente muito religiosa, mas também ateus. A única diferença entre ambos são os pormenores dos relatos.”

“Joaquim Carreira das Neves acredita noutra versão. Diz que os protestantes evangélicos (como o pai de Colton), sobretudo os calvinistas, ‘têm mais propensão para o biblicismo', acreditando na existência de um céu como local de salvação, e que uma criança criada nesse ambiente terá tendência para recriar cenários e evocar figuras religiosas. Para os padres católicos, como é o seu caso, a vida depois da morte permanece um mistério. E o Céu e o Purgatório já não passam de simples estados de alma. ‘Tenho fé em Deus e em vida além da vida, mas não tenho como prová-lo. E estes livros não me servem de prova, defende. O que é a vida para além da morte, para mim? Não faço ideia.” (Revista SÁBADO, 16 a 22 de agosto de 2012, Dulce Garcia e Lucília Galha, pp. 36-45)

A matéria é controversa e pela parte que me toca não lhe atribuo grande valor. A fonte que me é suficiente é a pessoa de Jesus Cristo e a Sua palavra – a Bíblia inspirada pelo Espírito Santo. É importante constatarmos que Jesus ressuscitou algumas pessoas e os evangelhos não ocupam nem sequer uma linha com os possíveis relatos que elas poderiam ter trazido do céu. O único relato que temos é Jesus que nos dá conta dele através de duas personagens que se tornaram conhecidas da opinião pública – o rico e o lázaro. E aqui está a efetiva diferença das especulações e relatos fantasiosos que enchem livros e revistas, e o que Jesus ensinou. Nem todos têm um lugar garantido automaticamente no céu. Só estarão ali os que O aceitarem, crerem n’Ele e o seguirem como único e suficiente Salvador e Senhor. Ou seja só Ele nos pode reconciliar com Deus e nos conduzir às moradas que nos foi preparar.

Não nos interessam especulações sobre onde e como será o céu. É suficiente saber que ali não haverá qualquer ponta de mal e sofrimento porque Deus estabelecerá em definitivo uma nova era. Mas temos pena que um “biblicista renomado” não tenha mais nada a dizer. Na realidade à mistura com um conjunto de disparates a propósito dos evangélicos e dos protestantes, uma coisa é certa e faz toda a diferença – nós acreditamos na Bíblia ao pé da letra no que ela tem de literal, o figurado e o metafórico está bem identificado. Por isso remetemos todas as pessoas para a Bíblia. Leiam-na e não vivam ignorantes a respeito do mais importante que a vida encerra – o futuro eterno com Deus que altera de modo radical o modo como aqui podemos viver.

E já agora uma chamada de atenção – o Purgatório é mais uma invenção da tradição católica romana. A Bíblia só nos fala de céu e de inferno, e sobre este último foi o próprio jesus que mais falou, avisando-nos para evitarmos seguir na sua direção.

Mais duas coisas: Deus não manda ninguém para o inferno, Ele apenas sanciona a escolha de cada homem que se recusa a seguir no único caminho que leva ao céu – JESUS! E em última instância o que condena o homem ao inferno não é o seu pecado, mas o não aceitar o perdão que graciosamente Deus nos estende através da cruz do Seu Filho.

Textos e livros como estes que são referidos na matéria em apreço mostram que apesar do secularismo e naturalismo reinantes, existem testemunhos que nos alertam para o futuro eterno do homem. Agora convém obter informação na pessoa certa – Jesus Cristo, o único que veio de lá e para lá voltou, sendo o caminho para que também possamos lá chegar – ao céu!

“Aquele que vem de cima é muito superior aos outros mensageiros de Deus. Quem nasceu na terra é terreno e fala uma língua da terra, enquanto ele apresenta a evidenciado que viu e ouviu nos céus. Ninguém quer enfrentar esses factos. Mas qualquer um que examinar essa evidência poderá apostar sua vida nisto: o próprio Deus é a verdade.”

“Aquele que Deus enviou nos comunica a própria Palavra de Deus. E não pensem que ele divide o Espírito como se partisse um pão. O Pai ama o Filho de modo imensurável e tudo entregou a ele, para que ele passasse tudo adiante – uma generosa distribuição de dons. É por isso que quem aceita o Filho e confia nele tem tudo: vida plena e eterna! Também preciso dizer que quem rejeita o Filho e não confia nele vive na escuridão e não vê a vida. Tudo que experimenta de Deus são trevas e ira tenebrosa no final”. (João 3:31-36 – paráfrase “A Mensagem”, Eugene H. Peterson, Editora Vida)

 

Samuel R. Pinheiro