2012 - Fomos avisados

02-02-2010 14:28

A partir de uma profecia da cultura maia, o argumento desemboca num novo dilúvio em que a tecnologia providencia o escape para algumas centenas de pessoas em três arcas, que conseguem sobreviver ao caos. Para mim é particularmente interessante que num momento em que os relatos bíblicos são ridicularizados e apresentados como fábulas ou mitos, sirvam como alerta para a humanidade em relação aos riscos que actualmente corremos.

Na realidade o que não nos falta na Bíblia são avisos. Aí o único escape é a arca que Deus nos proporcionou em Jesus Cristo, mediante a Sua vida, morte, ressurreição, ascensão e promessa de segunda vinda que aguardo com expectativa.

Na Bíblia o pecado não é apenas tecnológico, é uma condição em que mergulhou toda a humanidade e da qual todos somos participantes e responsáveis e que atravessa todas as dimensões da vida humano, do tempo e da eternidade, da ciência e da religião, da razão e da emoção, dos afectos e da ética.

Os efeitos especiais são espectaculares, no meu entender. O Apocalipse bíblico (último livro da Bíblia) não fica atrás nos avisos e na certeza de um novo começo com gente nascida de novo por dentro, não a partir de uma nova descoberta científica, mas a partir do amor de Deus expresso na expiação que Jesus realizou a nosso favor.